quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Natal | Só mais um dia

Olá pretty´s
Hoje é dia de post.
É dia de falar sobre o natal. Aproxima-se a passos largos tal data festiva e achei por bem dar o meu parecer acerca. É simplesmente a minha opinião e o que esta data significa para mim.
Portanto, o dia de natal para mim..é um dia como os outros. Tal e qual. Desde à muito que se tornou um dia comum.
Lembro-me de ser novinha, até aos meus 15 anos (suspiro) e de ser uma festa neste dia. Existia uma pessoa muito especial que fazia com que assim fosse. E de repente desde o dia 21 de Dezembro de 1998 que a tal festa desapareceu junto com a pessoa que a fazia acontecer.
Lembro-me de estar com o meu irmão a espera das prendas. A espera era tão longa que acabava-mos por adormecer antes da meia noite e prendas só no dia seguinte. Lembro-me de me cantarem sempre os parabéns no dia 25 de Dezembro, apesar de o meu aniversário ser uns dias antes. Mas para mim não fazia mal. Eu esperava ansiosamente pelo dia de natal para receber as prendas, de aniversário e de Natal. Ahhh, sim porque eu exigia sempre duas prendas. Uma melhor que a outra, da mesma pessoa, mas não fazia mal. Se o meu irmão recebia presentes nas duas épocas, embora bem distanciadas uma da outra eu também queria.
Nunca fui exigente no que me davam, agradecia e ficava feliz.
Inicialmente éramos cerca de 7 pessoas, e depois juntaram-se mais 2 juntas na consoada, e era uma verdadeira alegria. Mesa farta, convívio, as pessoas do meu coração perto de mim e nada mais me era preciso. Eu recordo-me com saudade do quanto bem me sentia.
E assim foi durante muitos anos, eu tinha um natal normal como a maioria das crianças.
Para mim o natal é uma altura de união, de ver as pessoas que gostamos, de passar tempo com elas e de pouco mais.
Um dia negro de Dezembro, 21 como referi lá em cima desapareceu a pessoa que fazia a magia acontecer e a partir desse dia nunca mais o natal foi especial ou teve algum significado diferente de um dia comum.
Não havia mais vontade para festa, as pessoas afastaram-se, foram levando a vida para a frente deixando de haver contacto. Começaram a haver motivos para não continuarmos a reunir-mo-nos e assim fomos ficando só 4.
Somos 4 lá em casa, com mesa farta, lareira acesa, felizes por sermos os que somos, pelas conquistas que fizemos até hoje e por estarmos juntos. Só aquela saudade paira no ar para nos atormentar. Para nunca nos esquecermos do que já tivemos, de quem já tivemos junto de nós e do que já foi esta quadra.
Durante muito tempo não fiz árvore de natal, mas hoje faço-a, porque eu gosto de cor e de luz. Maravilham-me as decorações de natal.
As prendas hoje em dia resumem-se ao que os meus pais me dão todos os dias, não é preciso ser natal para me darem, e ás do namorado que nunca se esquece.
Lembro-me às vezes se outros têm as mesmas saudades que eu e depois convenço-me que não. As atitudes seriam diferentes se assim fosse.
Um dia quem sabe a família aumenta, e aí espero voltar a ter um pouco do que perdi, com a certeza que nunca vai haver motivo para afastamento, para não haver preocupação uns pelos outros, para não haver reunião entre nós. Porque eu não vou deixar. E porque isso é o que esta quadra me diz!
É talvez até um pouco macabro ir nesse dia visitar aquela pessoa mágica que já não está comigo, mas faço-o porque me sinto bem, porque lhe dou um beijo e porque continua a viver dentro de mim, todos os dias da minha vida, mas não deixo o dia passar em branco.  Gosto de lhe prestar uma pequena homenagem, embora muito sentida, à pessoa que ela foi e à importância que teve na minha vida.
Obrigada minha querida avó por me teres dado o prazer de ter passado 15 anos ao teu lado. Por mais anos que passem há memórias demasiado boas para não te trazer comigo todos os dias!
E pronto pretty´s o meu natal resume-se a isto, podia ser tudo diferente, mas não é. É assim e já o aceitei há muito, sem nunca ter perdido a esperança de no futuro voltar a a ter algo mais do que tenho hoje.
E pronto pretty´s é isto :)) Muito mais haveria a dizer, mas chega.


Um Feliz natal para todos.





Sem comentários:

Enviar um comentário