sábado, 25 de janeiro de 2014

Os 30 #do que me vou lembrando

Olá a todos
Hoje venho aqui numa pausa do meu dia de trabalho, para escrever um bocadinho sobre os meus 30 anos. Já devia ter falado sobre eles, já os fiz há um mês, mas na altura não me apeteceu o assunto e hoje um mês e pouco depois apetece-me.
Ok, e em um mês de "trintona" tens alguma coisa a dizer que não tivesses nos 29?? Não!! Mas não deixa de ser um marco na minha vida e de me apetecer dizer algo sobre!
Não tenho muito a dizer, ( :)) digo apenas que não gosto de fazer anos. Talvez desde os 15, mas esta minha negação interior à idade que vou fazendo começou a tornar-se um pequeno ódio de estimação desde os 25. Não gosto dos 30 assim como vou gostar ainda menos dos 40 e por aí adiante. Isto presumindo que estou por cá para os fazer.
Não gosto de pensar que estou a envelhecer, e não falo na aparência, (esta vou tentando manter) nem na mentalidade que essa faço por preservar descontraída e sem dar azo a grande stress. O stress faz mal, está bem mais que provado e comprovado! Falo sim, de que o meu corpo está a envelhecer e que cada ano que passa é menos um ano que vou andar por cá, é mais um ano que me aproxima daquilo que mais receio. É menos um ano que não vou ver os que amo, ou vou amar.
Gosto demais da vida para não querer viver o máximo que consiga. Em longevidade pelo menos. O que fazemos com essa longevidade é connosco e só connosco o que não impede de querer andar cá muito tempo. Há pessoas que não precisam de tanto tempo, bastam poucos anos para deixarem a sua marca. E se calhar satisfeitos da vida. Mas eu gosto de pensar que quantos mais anos cá andar mais marcas vou deixar. Nisto ou naquilo, em alguém..da forma que for..não interessa!
E vocês agora estão aí a pensar que a idade traz maturidade, traz conhecimento, traz conquistas. Ok, certo! Não digo eu o contrário. E os meus 30 já trouxeram um pouco disso tudo. Mas não consigo adaptar-me á ideia de que hoje já não sou considerada uma miúda pelos restantes. Cheguei àquela maturidade inegável dos 30 que muitas vezes me é imposta. E o pior é que há dias em que a sinto tanto! Se assim é aos 30, não quero imaginar o que para ai vem!! Bem, adiante que não vale a pena sofrer por antecipação.
Ao mesmo tempo que hoje tenho 30, relembro os meus 25/27 anos e não foi assim há tanto tempo! Ou foi? Mas lembro-me bem deles e do quanto gostei de vive-los. E do que aprendi nessa época. Nessa idade tinha uma vida bem diferente, bem mais descontraída, também mais irresponsável e bem mais rebelde, mesmo como eu gostava. Essas idades têm um sabor especial. Sabor que eu já não sinto com a mesma intensidade. Faz parte? Se calhar!
Vá, a vida também dá voltas e o que hoje é, amanhã pode já não o ser. E hoje posso não gostar de fazer anos e amanhã posso gostar, porque o futuro é imprevisível. Mas hoje é o que sinto em relação a este assunto.
A vida é o que fazemos dela, e eu faço o que posso com muita força no que de mim depende! Com as minhas vontades em dias e "desvontades" noutros. Não vou em vontades, a não ser nas minhas e há dias e dias! E sempre assim foi.
Há personalidades que não se alteram por mais anos que passem, a minha continua com as mesmas características, embora agora hajam algumas mais atenuadas porque assim teve de ser e porque só assim poderia ser ou não, mas decidi compreender, talvez até sem aceitar. Talvez!! Porque entendo que nem sempre era/sou a pessoa mais correcta do mundo mesmo pensando que o era/sou. Acho que comecei a achar que a minha razão pode não ser a mesma da outra pessoa, o que não quer dizer que essa outra pessoa não a tenha também e de contrário o mesmo. E fazem-se escolhas, algumas fáceis outras nem por isso e até algumas que nem delas conta damos na altura de as fazer, até nos serem mostradas da pior forma! E depois? Depois damos a volta da melhor maneira que conseguirmos, porque não vale desistir!
A idade traz coisas complicadas, ou eu tenho o síndrome de Peter Pan?? :)
Sinto-me bem comigo e isso é meio caminho andado para cá andar, bem! E assim espero continuar.
Vá, agora já disse tudo, não era muito :) Agora vou pensar numa forma de erradicar o dia 21 de Dezembro do meu calendário, já que do calendário dos outros não posso!! Há sempre alguém pronto a lembrar-me da minha idade para eu não a esquecer, nem ter ideias de a inventar! Há pessoas que fazem 30 para sempre :D Quando descobrir aviso por aqui ;)
Espero que daqui a um ano volte a escrever sobre o mesmo, com uma visão diferente. É sinal que terá havido alguma evolução para me fazer mudar de ideias em relação ao dia de hoje! Porque há que encarar com esperança e mais, com vontade de combater  o que nos revolta! Sou uma inadaptada é o que é! Mas com espírito suficientemente aberto à mudança! Nuns dias mais que noutros, porque lá está a vontade não é mesma todos os dias!!
E vocês sentem-se bem na vossa idade? Se pudessem escolher a vossa idade hoje (pela qual já tenham passado, claro) que idade escolheriam?

Até à proxima



1 comentário:

  1. :) que visão pessimista. :) Eu gosto da minha idade e não me importo nem um pouco de fazer anos, especialmente porque olha para trás e sei que aproveito os meus anos da melhor forma possível, construindo quem sou e quem quero ser, enriquecendo-me por dentro (que para mim essa é a única riqueza digna do nome) e fazendo tudo o que posso para ser feliz. É... não me incomoda fazer anos, desde que tenha sempre asas para voar, cabeça crítica para pensar e boca para sorrir. :)

    ResponderEliminar