terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Eusébio. o Pantera Negra

Morreu Eusébio.
Faleceu o grande jogador de futebol, famoso além fronteiras. Era isso que ele era. Um jogador de futebol e dos bons por sinal. Como benfiquista, como portuguesa, como apreciadora de futebol e conhecedora do quanto Eusébio jogava posso afirmar que o homem percebia de bola e muito.
Foi homenageado em vida. Nem todos o conseguiram como ele.
Não é a toa que o seu nome é falado em todo o desporto mundial e não é à toa que altos dirigentes futebolísticos internacionais sentiram a sua morte sob a forma de comunicados sentidos (pareceram, vá). Levou o nome do Benfica, e consequentemente de Portugal a outros cantos do mundo. Tal como Amália o fez através do seu fado. O futebol move mundos, talvez até mais do que a musica, não admira portanto a quantidade de gente presente e a que, através dos meios de comunicação social, em Portugal e no estrangeiro assistiu à despedida de Eusébio deste mundo.
Na altura em que Eusébio jogou futebol, falamos de outra altura, falamos de outra sociedade e falamos também de gente que partia para a guerra em África, ou de outros que partiam de Portugal em busca de melhores condições de vida. Eusébio com a sua garra e os seus golos distraia as gentes que por cá ficavam. Nos minutos em que jogava, atenuava a incerteza do futuro, contribuía da forma que sabia para os que ficavam terem momentos de euforia e esquecessem por momentos os tempos negros que viviam na época.
Foi muito na sua altura. Hoje não era tanto assim. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.
Quem privou de perto com ele pode ter outras opiniões sobre a pessoa que foi, no seu intimo. A minha opinião é unicamente sobre o desportista. E é a vertente profissional que conheço deste homem.
Viveu, conquistou o mundo do futebol e morreu.
Não é portanto preciso vangloriar demais, até porque o homem não descobriu a "pólvora", que essa já está descoberta há muito tempo.
Ao mesmo tempo que também não há  necessidade de agora morto, surgirem criticas depreciativas ao homem que foi na sua privacidade, uma vez que na profissão que teve é unânime a sua qualidade, e é isso que importa para a maior parte dos que dele gostavam.
Shame on you Mr Soares, que caladinho é que estava bem, que com discursos inapropriados e fora do contexto só demonstra a besta que é. Engraçado como a partir de uma certa idade o Sr Mário Soares se tornou na pessoa mais digna do mundo para poder tecer este tipo de comentários sobre alguém, seja Eusébio seja quem for. Comentários que não acrescentam ou diminuem em nada o que foi Eusébio uma vez que para a maior parte do povo ele já era lenda na terra dos vivos.

E pronto é isto que tenho a dizer sobre a morte de Eusébio que como portuguesa e principalmente como benfiquista não queria deixar passar em branco.

Beijinho e até já.
Amanhã há novidades :)

Sem comentários:

Enviar um comentário